Coordenador : Sávio Freire Bruno
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394365.2206.59428.15062023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Projeto destinado para acadêmicos da Universidade Federal Fluminense.
Local de atuação: O projeto será realizado nas dependências do Instituto de Biologia, nas dependências da Faculdade de Veterinária e também de forma remota.
Objetivo
Tal projeto visa aprofundar os conhecimentos partilhados com os acadêmicos da UFF, com ênfase nos estudos de Zoologia. Objetiva discutir assuntos voltados à Zoologia de forma teórica e, na medida do possível, propor discussões e idas à campos, para um conhecimento mais amplo dos assuntos abordados nas matérias afins, como Zoologia de Vertebrados, Medicina de Animais Selvagens e outras correlatas. Dessa forma o projeto pretende levar os alunos para o contato direto com os animais e os ambientes que habitam, proporcionando a observação destes em vida livre. Os alunos aprenderão também a fazer o registro audiovisual e fotográfico da natureza, bem como a utilizar esse material em atividades de ensino e divulgação científica.
Resumo
Este projeto de extensão visa promover a discussão de conhecimentos relativos à Zoologia de Vertebrados, suas interações e conservação de habitats; com destaque para os biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. O projeto visa promover também, atividades didáticas em geral, incluindo eventos no âmbito da Universidade e à campo, assim como, estimular e capacitar os participantes na apresentação de seminários e elaboração de materiais didáticos para diversos fins. Estimular o uso de imagens (fotografia científica e outros como filmagens) na consolidação da união entre ciência e arte através da utilização de conhecimentos da Zoologia.